Veredas, MPRJ e República lançam projeto com respostas rápidas para problemas da gestão hospitalar


Parceria ocorreu durante pandemia e gerou três sínteses de evidências com foco na área de gestão de pessoas





Diante da pandemia de COVID-19, o Laboratório de Inovação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Inova_MPRJ) , o Instituto Veredas e o República.org formaram parceria visando aprimorar a gestão de pessoas e a eficiência das unidades da rede pública de saúde. A colaboração resultou na publicação, em 16 de novembro, de três respostas rápidas para desafios da gestão hospitalar.


O promotor de Justiça e coordenador do Inova_MPRJ, Daniel Lima Ribeiro, conta que a iniciativa fez parte do desenvolvimento do método experimental do Laboratório, explorando como trazer a atuação baseada em evidências para a missão de controle de políticas públicas do MPRJ.


Diretora do Instituto Veredas, Laura Boeira afirma que a tomada de decisão em gestão hospitalar precisa ser bem informada e otimizar suas chances de investir em soluções com impacto positivo, especialmente em tempos de pandemia. “As respostas rápidas trazem as melhores e mais atuais evidências sobre o tema, em tempo oportuno e linguagem simples para uso de gestores e gestoras da saúde do Rio de Janeiro".


Conheça a versão web dos documentos


Os documentos, disponíveis em formato web ou para download em PDF, abordam os temas: esgotamento profissional (Síndrome de burnout); absenteísmo e rotatividade; e modelos de contrato e produtividade. Para cada um deles, o método de respostas rápidas indica o que se conhece sobre a efetividade e a implementação de soluções, promovendo o uso de evidências na formulação e controle de políticas públicas.


A pesquisa para combater o burnout apresenta possíveis intervenções das mais diversas naturezas - psicossociais, organizacionais, de relaxamento, educativas e até artísticas.


O documento sobre absenteísmo e rotatividade destaca estudos focados em averiguar a efetividade de intervenções no local de trabalho para reduzir o enfrentamento desses problemas, além da perda de emprego, por pessoas com doenças físicas específicas.


A síntese de evidências sobre modelos de contrato e produtividade levanta como diferentes modelos de contrato podem influenciar as dimensões de performance, produtividade e qualidade da assistência de profissionais de saúde.


Eloy Oliveira, diretor executivo do República.org, reforça a necessidade de valorizar servidores públicos e melhorar a entrega de serviços públicos no Brasil. “Nós entendemos que todo profissional público pode desenvolver a sua excelência por meio de busca por uma implementação de políticas públicas baseadas em evidências. E, nesse quesito, ainda temos muito a avançar no Brasil. As parcerias e colaborações estratégicas entre governos e organizações da sociedade civil, como a nossa, são fundamentais nesse processo”, diz.


As instituições esperam que o material agregue diferentes atores no desenho, implementação e monitoramento de políticas e intervenções sociais, beneficiando o trabalho de promotores e procuradores de justiça, gestores e servidores públicos, organizações da sociedade civil, além de profissionais e pesquisadores da área da saúde.


Sobre as instituições


O Instituto Veredas é uma ONG dedicada a construir pontes entre gestão pública, academia e sociedade civil, que utiliza ferramentas de tradução de conhecimento para aprimorar políticas públicas e intervenções sociais por meio de evidências técnicas e científicas.


O República.org trabalha para melhorar a gestão de pessoas do serviço público no Brasil. Em quase quatro anos de atuação, já investiu e apoiou mais de 100 projetos, principalmente no Rio de Janeiro, com foco em formação, reconhecimento e construção de redes de pessoas que trabalham no serviço público. É uma organização social de grant-making, apartidária e não corporativa.


O Inova_MPRJ o laboratório de inovação do Ministério Público do Rio de Janeiro. Criado em julho de 2019, o órgão tem como propósito explorar ideias audaciosas e experimentar novas práticas para construir um Ministério Público à frente do seu tempo, combinando ciência de dados, avaliação de impactos, comunicação, design de serviços e direito digital.


Baixe o pdf das publicações


Foto: IBSP

Posts Recentes

Arquivo

Siga

  • face png

Instituto Veredas | Brasília | Brasil | 2020

  • Branca Ícone Instagram
  • Facebook - White Circle
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn