Membros do Veredas contribuem com publicação sobre Mapas de Evidências em Políticas Públicas da Enap



A publicação visa contribuir para que gestores(as) possam enfrentar problemas públicos por meio de novas tecnologias e metodologias que promovam impactos positivos para a população


Membros do Instituto Veredas contribuíram com a publicação “Mapa de Evidências para Políticas Públicas: Desafios e Reflexões sobre a Metodologia”. O documento, lançado nesta segunda (26/04), é uma realização da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que apresenta artigos expondo metodologias utilizadas para o uso de evidências no desenvolvimento de políticas públicas.


Dentre os temas abordados, está o Mapa de Evidências para Sistemas Prisionais, protótipo desenvolvido no âmbito do Programa Cátedras Brasil Inovação, referente ao edital nº 5/2018, organizado pelo Laboratório de Inovação em Governo (GNova) da Enap. Laura Boeira, Davi Romão e Marcel Henrique de Carvalho, membros do Veredas, apresentam abordagens sobre o tema.


A iniciativa do Mapa para Sistemas Prisionais está em desenvolvimento desde 2018 com o objetivo organizar e socializar a produção científica sobre o tema, que deve permitir, de forma simplificada, que qualquer pessoa possa identificar as principais intervenções sociais já aplicadas, os seus resultados, além das lacunas de produção de conhecimento sobre o tema.



Laura Boeira em oficina na sede da Enap, em 2018


A publicação também explora a temática do uso de evidências científicas nas políticas públicas. Esses artigos foram construídos por atores chave mobilizados na construção do mapa, das áreas de pesquisa e gestão de sistemas prisionais. Também assinam o documento da Enap: Isabella Salles, Jorge Otávio Maia Barreto, Thais Lemos Duarte e Fernanda Machado Givisiez.


Programa Cátedras Brasil


Uma das ações de prospecção do GNova é o Programa Cátedras Brasil Inovação, que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de pesquisas aplicadas ao setor público que contribuam para a inovação na gestão e no desenho das políticas públicas. O programa também possibilita à Enap aproximar-se de inovadores com atuação nas universidades e no setor privado, bem como identificar novos campos de atuação.


Foto de capa: Divulgação


Acesse a publicação na íntegra


Ascom Instituto Veredas


Posts Recentes

Arquivo

Siga

  • face png