Evidências Express (EvEx): serviço apoia a tomada de decisão de gestores federais

A iniciativa faz parte de um novo serviço de organização rápida de evidências oferecido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), direcionado principalmente a gestores públicos

Foto: Portal do Aluno/Enap

Para que a gestão pública possa lidar com problemas sociais trazendo respostas efetivas à população, é necessário que gestores e gestoras tenham em mãos evidências e respostas rápidas sobre os problemas que atrasam o desenvolvimento social. Pensando nisso, um grupo de pesquisadores da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) criou o Evidência Express (EvEx), um serviço focado em reunir, sintetizar e fornecer, com qualidade e agilidade, evidências que possam servir de base para o desenho, o monitoramento e avaliação de políticas públicas.

Animados com a expansão da rede de tradução de conhecimento no Brasil, conversamos com Diana Coutinho, diretora de altos estudos da Enap, que idealizou o serviço EvEx em conjunto com sua equipe. O EvEx atende, sob demanda, toda a esfera federal, reunindo um time especializado em buscar e organizar diferentes tipos de evidências de acordo com as necessidades dos gestores. Segundo Diana, o objetivo da iniciativa é facilitar o uso de evidências na gestão pública, diminuindo as chances de erro na hora da tomada de decisão. Ela explica que há necessidade de “qualificar as formulações e decisões da administração pública”, especialmente diante das dificuldades encontradas pelos gestores em encontrar e fazer um uso significativo da evidência encontrada.

Evidências contra a Covid-19

O primeiro documento produzido pelo EvEx é intitulado "Covid-19: Mitigação dos Efeitos de Longo Prazo". O objetivo foi diagnosticar problemas e trazer alternativas para reduzir os danos, a longo prazo, provocados pela pandemia. Um dos desafios encontrados foi o fato que as medidas de distanciamento obrigaram muitas mulheres, inseridas em ciclos de violência, a ficarem em casa. Dessa forma, o número de denúncias no Disque 100, somente em abril de 2020, aumentou 40%, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Como forma de mitigação desse desafio, a publicação constata que o acompanhamento psicológico pós-violência e a formação de grupos de apoio entre mulheres diminuem ciclos de violência e estimulam mulheres vulnerabilizadas a procurarem mais estudo. “O relatório abordou temas diversos e as fontes de informação refletiram essa variedade. Em saúde e violência doméstica, utilizamos PubMed¹ como principal recurso. Já para educação, trabalho e pobreza utilizamos IDEAS/Repec² e Google Scholar³, permitindo cobrir um espectro mais amplo de periódicos e artigos”, explicou Daniel Lopes, pesquisador chefe do time EvExDiana.

Políticas Informadas por Evidências no Brasil

Iniciativas como as do EvEx e do Instituto Veredas têm trazido à tona a importância desta área de atuação para o desenvolvimento social brasileiro, produzindo uma série de materiais, sob demanda de órgãos públicos e outras entidades, com objetivo de apresentar caminhos e possibilidades diante de iniquidades - uma tendência das gestões públicas na atualidade.

Diana explica que, cada vez mais, os gestores no Brasil e no mundo têm sido pressionados a tomarem decisões corretas, informados por evidências de qualidade, mas ainda há uma estrada longa para trilhar. “Os desafios são a compatibilização do tempo político com o tempo científico e a conscientização sobre a real percepção das vantagens de se trabalhar com base em evidência”. Segundo ela, o EvEx atua em processos de construção conjuntas, mantendo contato constante com gestores e investindo em desenvolvimento de capacidades, de forma a adaptar o serviço às necessidades da gestão, bem como superar quaisquer barreiras.

O Veredas trabalha para que haja expansão da rede de organizações que atuam na perspectiva de tradução de conhecimento para políticas informadas por evidências. Essa é uma das formas que a instituição encontrou para conquistar mais qualidade para os processos de tomada de decisão, permitindo alcançar diferentes níveis da gestão pública. Para o Veredas, é muito bem-vinda a iniciativa do EvEx, que atua com avaliação constante e diagnósticos que dimensionam os problemas em escala nacional à luz do conhecimento produzido no Brasil e no exterior. Nesse processo, gestores passam a incorporar sínteses de evidências na formulação e desenho das políticas públicas, alcançando melhores resultados para a população.

Conheça mais sobre o EvEx:

Agentes da gestão pública federal podem solicitar o serviço ou obter mais informações via e-mail: evex@enap.gov.br.

  1. PubMed - Serviço da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos com artigos na área da biomedicina.

  2. IDEA/Repec - Índice central de pesquisa econômica e financeira com artigos na área.

  3. Google Scholar - Ferramenta de pesquisa do Google que permite pesquisar em trabalhos acadêmicos, literatura escolar

Ascom Instituto Veredas

Posts Recentes

Arquivo

Siga

  • face png

Instituto Veredas | Brasília | Brasil | 2020

  • Branca Ícone Instagram
  • Facebook - White Circle
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn