Please reload

Posts Recentes

Fontes confiáveis e evidências são fundamentais no enfrentamento ao Coronavírus

11 Mar 2020

 

 

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

 

No Brasil, os casos estão sendo diagnosticados e tratados via Sistema Único de Saúde (SUS), que está habilitado para lidar com o problema. Não há motivo para pânico. Todos os estados já estão com planos emergenciais desenvolvidos. Além disso, o SUS já treinou outros nove países para lidar com a epidemia.

 

Acesse o site do Ministério da Saúde

 

Nesse processo, é fundamental que todas as informações divulgadas sejam confiáveis, ainda mais em tempos de disseminação em massa de fake news. Portanto, o melhor repositório atual no país para lidar com o tema é o site do Ministério da Saúde, atualizado várias vezes ao dia com boletins epidemiológicos da Secretaria de Vigilância e Saúde (SVS) e dicas de prevenção.

 

Como se prevenir?

 

 

 

Saiba mais

 

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

 

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

 

Dica

 

Leia o artigo do Our World in Data sobre o tema (em inglês)

 

Imagem de capa: Jornal O Povo

Ilustração: Ministério da Saúde

 

Ascom Instituto Veredas

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

Please reload

Arquivo

  • face png

Instituto Veredas | Brasília | Brasil | 2020

  • Branca Ícone Instagram
  • Facebook - White Circle
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn