Veredas e pesquisadores de 15 países se reúnem na Etiópia para debater Políticas Informadas por Evid

Até 2021, os pesquisadores devem produzir uma série de Sínteses de Evidências com objetivo de contribuir para a construção de políticas públicas em diferentes nações

As Políticas Informadas por Evidências reúnem pesquisadores de vários países dispostos a construir um mundo melhor a partir do desenvolvimento de políticas públicas que, de fato, sejam eficazes. Em dezembro de 2019, o Instituto Veredas esteve em Addis Abeba, capital da Etiópia, em um encontro que reuniu acadêmicos que fazem parte da cooperação internacional Partners for Evidence-driven Rapid Learning in Social Systems (PERLSS), coordenada pela McMaster University (Canadá).

Ao todo, são 15 países envolvidos no projeto com o objetivo de aprimorar ferramentas de tradução de conhecimento e ampliar o uso de evidências para políticas e programas sociais. No Brasil, o time de pesquisadores é articulado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Brasília, órgão ligado ao Ministério da Saúde.

De acordo com Laura Boeira, diretora executiva do Veredas, essa é mais uma iniciativa que deve gerar bons frutos para que as intervenções sociais em diferentes áreas possam ser desenvolvidas considerando as melhores evidências sobre efetividade e qualidade da implementação. Segundo ela, junto à Fiocruz, foi criada uma rede de parceiros brasileiros em São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Piauí e Rio de Janeiro.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Todos os pesquisadores envolvidos atuam para que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que reúnem metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), sejam cumpridas até 2030. No Brasil, o foco dos trabalhos está em cinco objetivos: Educação de qualidade; Igualdade de gênero; Trabalho decente e crescimento econômico; e Paz, justiça e instituições eficazes.

O que já foi feito?

Além do encontro na Etiópia, o projeto realizou um workshop para produção de Síntese de Evidências com participação da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan-DF), da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e da Secretaria de Educação (Seduc-DF). Nesse contexto, o projeto realizou workshop com órgãos do governo distrital e federal nas ferramentas Support para políticas informadas por evidências.

Também foram feitas duas respostas rápidas sobre alternativas às prisões provisórias e sobre intervenções voltadas a adolescentes em conflito com a lei, que em breve estarão disponíveis no site do Veredas.

Laura explicou que o Veredas também está apoiando o Programa Justiça Presente, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Estamos embasando com evidências a atuação do CNJ voltada às pessoas egressas do sistema prisional”. Além da Síntese de Evidências Alternativas às Prisões Provisórias, publicada pelo Veredas em setembro de 2019, alguns “diálogos deliberativos” sobre o tema devem ocorrer ainda no no primeiro semestre de 2020.

O que são ferramentas Support?

São ferramentas online voltadas principalmente aos tomadores de decisão, formuladores de políticas e seus apoiadores, elaboradas para utilização em diferentes cenários, incluindo países de alta, média e baixa renda. Elas descrevem o passo a passo de como disponibilizar evidências para políticas sociais, voltadas principalmente. Essas ferramentas são muito úteis para equipes que queiram elaborar, com o máximo rigor, produtos de tradução do conhecimento sobre determinados problemas sociais.

Que produtos estarão disponíveis ao final do programa?

Até 2021, o Veredas, ao lado dos diferentes parceiros que estão envolvidos no PERLSS, vai desenvolver respostas rápidas, sínteses de evidências e formações em Políticas Informadas por Evidências sobre temas como políticas para pessoas egressas do sistema prisional, gestão de pessoas, evasão escolar, inclusão no mercado de trabalho e renda, igualdade de gênero e prevenção de suicídio. Todo esse trabalho também está articulado com uma rede de parceiros do governo federal e de governos estaduais, órgãos do judiciário e organizações da sociedade civil.

Conheça mais sobre o PERLSS

Ascom Instituto Veredas

Posts Recentes

Arquivo

Siga

  • face png

Instituto Veredas | Brasília | Brasil | 2020

  • Branca Ícone Instagram
  • Facebook - White Circle
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn