Please reload

Posts Recentes

ARTIGO: PNAD e as políticas de desenvolvimento nos anos 2000, por Paulo Jannuzzi

27 Dec 2019

 

Para mostrar a importância do uso de evidências no desenvolvimento de políticas públicas, separamos um artigo que lança um olhar sobre a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os indicadores colhidos a partir da pesquisa levaram o Brasil a tomada de decisões que transformaram a vida de quem mais precisa nas últimas décadas.

 

A ideia central do artigo do pesquisador Paulo Martino Jannuzzi é mostrar como a produção regular e a ampla disponibilidade de Estatísticas Públicas, em particular, dos Indicadores Sociais construídos a partir da PNAD, cumpriram papéis importantes na agenda de combate à fome e na Política de Desenvolvimento Social no país.

 

Isso porque, ao apontar insumos para defesa da sua relevância, monitoramento e avaliação dos seus programas, potencializou-se o surgimento dos Indicadores Sociais em meio à estruturação do Estado de Bem-Estar ao longo do século XX. O texto a seguir foi publicado pela Revista Brasileira de Geografia, em 2018.

 

O artigo  também mostra como a PNAD foi se transformando em uma pesquisa com escopo temático cada vez mais amplo e aderente às preocupações do Estado e Sociedade brasileiros, e como as informações levantadas na pesquisa foram sendo empregadas na Política de Desenvolvimento Social e seus programas no país. 

 

Januzzi aponta a necessidade de um uso mais bem informado e plural das estatísticas pela mídia brasileira, pelos riscos de crescente deslegitimação de políticas e programas constituintes da trilha civilizatória inscrita na Constituição Federal de 1988. Ou seja, evidencia justamente o que o Instituto Veredas vem apontando como ferramenta essencial para o desenvolvimento de políticas públicas: o uso de evidências para a qualificação das intervenções sociais. 

 

Leia o artigo na íntegra

 

Foto: Folha

 

Ascom Instituto Veredas

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

Please reload

Arquivo

  • face png

Instituto Veredas | Brasília | Brasil | 2020

  • Branca Ícone Instagram
  • Facebook - White Circle
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn