Instituto Veredas | Brasília | Brasil | 2019

  • Branca Ícone Instagram
  • Facebook - White Circle
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn
Please reload

Posts Recentes

Em três anos de trabalho, Veredas atuou em 10 projetos nacionais e internacionais

24 Oct 2019

 

No dia 13 de novembro, o Instituto Veredas comemora três anos de trajetória. Ao todo, são mais de dez projetos nacionais e internacionais, em que a instituição atuou ativamente rumo ao desenvolvimento de políticas públicas, intervenções sociais na garantia dos direitos dos cidadãos e cidadãs. Nascido em 2016, o Veredas foi criado por um grupo de pesquisadores e servidores públicos em Brasília, com objetivo de estabelecer pontes entre academia, gestão pública e sociedade civil, contribuindo com evidências científicas para tomadas de decisão. 

 

Considerando apenas 2019, a instituição publicou a Síntese de Evidências sobre Prevenção dos Acidentes Domésticos, realizada em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Brasília; a Síntese de evidências sobre Alternativas às Prisões Provisórias e o Hotsite do projeto Trajetórias de Cidadania, estes últimos com financiamento do Fundo Brasil de Direitos Humanos, OAK Foundation e Instituto Betty e Jacob Laffer. 

 

Além disso, o Veredas também produziu uma série de ações em apoio à Comunicação Institucional do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT), com financiamento do Protocolo Facultativo à Convenção contra a Tortura e outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes (OPCAT).

 

De acordo com Laura Boeira, diretora executiva do Veredas, nesta jovem trajetória, a instituição celebra principalmente as redes de gestores, pesquisadores e parceiros criadas até aqui. “São agentes que partilham conosco um desejo por políticas efetivas e informadas por evidências. São essas pessoas que nos motivam a trabalhar com diferentes temas, construindo produtos de tradução de conhecimento de forma colaborativa e atenta às demandas do nosso país”.

 

Veredas e o cenário internacional

 

Em 2019, o Instituto Veredas se tornou a representação do Brasil, em parceria com a Fiocruz Brasília, na iniciativa Internacional Partners for Evidence and Rapid Learning in Social Systems (PERLSS), articulando redes nacionais e produzindo cursos e respostas rápidas sobre políticas sociais. Outra ação importante para a instituição foi a admissão do diretor executivo adjunto, Davi Romão, no Mestrado em Políticas Públicas da Escola de Governo Blavatnik, em Oxford, na Inglaterra.

 

Para ele, as conquistas da instituição estão relacionadas aos objetivos que foram traçados ainda na fundação do Veredas. “A gente se esforça para que a cultura de uso de evidências fique tão forte a ponto de as próprias organizações valorizarem essa metodologia e incorporarem às suas práticas”, explicou. “Tem sido gratificante ver que a gente tem conseguido fazer isso. Tem atores que estão se apropriando do material que estamos produzindo. Nosso trabalho está servindo de referência para outras organizações”.

 

Comunicação Institucional

 

Em 2019, o Veredas também investiu mais na sua comunicação institucional. Além de um trabalho continuado no Facebook, Youtube, Site e Blog, este ano o instituto ganhou uma página no Instagram com fotos, cards, gifs e vídeos. O Veredas também investiu em assessoria de imprensa, que resultou em boas inserções espontâneas em veículos importantes como Rede Brasil Atual e Correio Braziliense. O objetivo é que essas ações aproximem a sociedade e simplifiquem dados que às vezes ficam distantes das pessoas.

 

Marcel Henrique, diretor administrativo financeiro, disse que tem sido gratificante o reconhecimento que o campo das Políticas Informadas por Evidências tem gerado à instituição. “Começamos a puxar essa discussão em uma época em que pouca gente falava disso. Em pouco tempo, estão reconhecendo nosso trabalho. Abrir uma ONG é um espaço cheio de incertezas, foi uma aposta grande e importante, mas que está dando certo, com a realização de projetos relevantes”.

 

Segundo Vahíd Shaikhzadeh Vahdat, consultor em políticas públicas e tradução de conhecimento, o Veredas tem muito a celebrar “por estar levando o uso de evidências a diferentes áreas de atuação e contribuindo para a elaboração de políticas e programas sociais no nosso país”. A instituição também conta com o trabalho de Fábio Franco, diretor de projetos e articulação institucional, e de Danilo Castro, da comunicação institucional, além de uma série de parceiros e parceiras que fazem o trabalho do Veredas acontecer. 

 

Quais os próximos passos?

 

Em breve, será publicado também um documento sobre Inclusão Produtiva no Brasil, realizado sob demanda para a Fundação Arymax e o Fundo Pranay, e o Mapa de evidências sobre sistema prisional, parceria com o Laboratório de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (GNova Lab/ENAP), que em breve estará online. Outra ação importante é a contribuição com as ações da Plataforma Brasil de Direitos, unindo diversas entidades brasileiras, que será lançada ainda este ano.

 

Conheça todos os projetos do Instituto Veredas

 

Ascom Instituto Veredas

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

Please reload

Arquivo

  • face png