Instituto Veredas | Brasília | Brasil | 2019

  • Branca Ícone Instagram
  • Facebook - White Circle
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn
Please reload

Posts Recentes

Instituto Veredas contribui com síntese para prevenir acidentes domésticos no DF

15 Jul 2019

 

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apresentou, no primeiro semestre de 2019, uma síntese de evidências sobre Prevenção de Acidentes Domésticos no Distrito Federal (DF), a partir de demanda do Corpo de Bombeiros Militar do DF e de dados fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública do DF. Representantes do Instituto Veredas compuseram o time de pesquisadores que construiu o documento. O objetivo foi sintetizar as melhores evidências e apresentar soluções que podem evitar esses acidentes, melhorando a qualidade de vida da população no DF.


A análise dos dados mostrou que os acidentes domésticos estão entre as principais causas de internação hospitalar e mortalidade entre crianças, adultos e pessoas idosas. Isso afeta não só o setor de saúde, mas também os profissionais de segurança pública, em especial os bombeiros, que são os primeiros a serem acionados diante deste tipo de ocorrências.


Laura Boeira, diretora executiva; Davi Mamblona, vice-diretor; e Marcel Henrique de Carvalho, diretor administrativo do Veredas, participaram da elaboração do documento junto a outros especialistas. O material, construído de fevereiro de 2018 a fevereiro de 2019, levanta intervenções efetivas para prevenir os acidentes, além de avaliar a viabilidade de implementação de cada ação.

 

Foram identificadas quatro opções de intervenção, que vão da avaliação de risco clínico e do ambiente doméstico à realização de exercícios físicos guiados. A orientação e educação para adultos e cuidadores mostrou-se uma opção efetiva para prevenção de acidentes domésticos entre crianças e adolescentes. De acordo com a síntese, “a implementação das ações deve considerar a participação de diferentes atores, como tomadores de decisão, pesquisadores, profissionais de segurança pública e de saúde, sociedade civil e seus representantes”. 


Saiba mais


Essa Síntese de Evidências foi feita com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), a partir do edital n° 07/2017, e da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.


ACESSE O RESUMO DA SÍNTESE

ACESSE A SÍNTESE NA ÍNTEGRA


Ascom Veredas

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

Please reload

Arquivo

  • face png