Instituto Veredas | Brasília | Brasil | 2019

  • Branca Ícone Instagram
  • Facebook - White Circle
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn

PT/EN

O INSTITUTO VEREDAS

Vereda é um tipo de formação do Cerrado que garante umidade mesmo em período de seca, abrindo caminhos e acolhendo fauna e flora. O termo também pode ser definido por “trajetória alternativa”, algo diferente da tradição. É nesse rumo que nossa história se escreve. O Instituto Veredas nasceu em 2016 para construir pontes entre gestão pública, academia e sociedade civil, apresentando alternativas que geram mais acesso ao conhecimento técnico e científico na execução de políticas públicas e intervenções sociais.

 

Somos uma organização sem fins lucrativos, composta por profissionais com experiência na gestão pública, na academia e no terceiro setor. Por conta dessas diferentes jornadas, fomos percebendo que muitas vezes grandes oportunidades são perdidas já que nem sempre é fácil unir o conhecimento acadêmico e a prática na execução das políticas e intervenções sociais. Chegamos à conclusão que juntos podemos ser agentes de transformação das nossas realidades. Alinhado com o debate internacional sobre Direitos Humanos e Políticas Informadas por Evidências, o Instituto Veredas está aqui para facilitar esse processo.

 

Sabemos que o uso de evidências permite aprimorar as ações de governos e instituições voltadas à sociedade, tornando-as mais efetivas, eficientes, eficazes, transparentes e democráticas. Com inovação, criatividade e metodologias consistentes, estamos aqui para promover direitos e melhorar as condições de vida das pessoas. Essa é a principal força que nos move enquanto agentes que se uniram, a partir de diferentes trajetórias, numa instituição que quer contribuir, de fato, com o desenvolvimento social.

Trabalhamos com ferramentas que traduzem conhecimento e auxiliam o acesso a pesquisas e dados para a formulação e implementação de ações voltadas às pessoas, reconhecendo a diversidade brasileira. Mesmo que pareça árido, como o Cerrado em período de seca, é possível encontrar abrigo e soluções para os desafios que temos pela frente – ainda mais quando seguimos construindo pontes e tecendo redes com diferentes agentes sociais.

 

EQUIPE

Nosso grupo compartilha o compromisso com o desenvolvimento de políticas públicas e intervenções sociais democráticas, eficientes e efetivas na garantia dos direitos fundamentais. Nossas trajetórias distintas nos aproximam em prol de construções coletivas, plurais e integradoras dos muitos atores envolvidos no processo de formulação, implementação e avaliação dessas iniciativas.

NOSSA VISÃO

Acreditamos que todos os cidadãos e cidadãs brasileiros devem ter seus direitos fundamentais garantidos. Sabemos que a sustentabilidade desse processo envolve necessariamente um esforço conjunto entre sociedade civil, universidades e gestão pública.

 

NOSSOS VALORES

•  Conhecimento e transparência;

•  Coragem para transformação;

•  Diálogo e diversidade.

Laura dos Santos Boeira

Psicóloga pela UFRGS, mestre em Bioética pela UnB, Laura dedicou sua formação à temática da saúde pública. Fez Residência Integrada em Saúde, com ênfase em Oncologia e Hematologia, pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e se especializou em Gestão de Redes de Atenção em Saúde pela FIOCRUZ. Foi servidora federal da carreira de Analista Técnica de Políticas Sociais, na Coordenação-Geral de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas do Ministério da Saúde, entre 2013 e 2015, experiência na qual desenvolveu guidelines, realizou apoio técnico a estados e respondeu à articulação com a sociedade civil e o legislativo. Desenvolveu o boletim "O Crônico", iniciativa de transparência ativa da Coordenação, com linguagem acessível a diferentes públicos de interface com a gestão federal.

e-mail: laura@veredas.org

Davi Mamblona Marques Romão

Psicólogo e mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP, é também especialista em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências pelo Ministério da Saúde/Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Davi é servidor público federal desde 2013, na carreira de Analista Técnico de Políticas Sociais. Trabalhou no Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi Coordenador de Pesquisa da Secretaria Nacional de Segurança Pública e também coordenou o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho para Profissionais de Segurança Pública, que tem por objetivo desenvolver políticas voltadas para os profissionais de segurança pública estaduais e municipais. 

e-mail: davi@veredas.org

Marcel Henrique de Carvalho

Psicólogo pela USP, possui residência em Saúde Mental pela UNIFESP, é também especialista em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências pelo Ministério da Saúde/Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Marcel se envolveu com as temáticas de saúde pública, direitos humanos e saúde mental, quando foi consultor Coordenação-Geral de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde, entre 2013 e 2016. Nessa oportunidade, além de participar da elaboração de políticas públicas nessa área, auxiliou na implementação das mesmas junto a estados e municípios do Brasil, realizando visitas técnicas periódicas de apoio aos territórios. Em articulação com os movimentos sociais voltados ao tema de saúde mental, sua equipe de trabalho fomentou espaços de participação social ativa, além de contribuir para a transparência da gestão pública através do informativo de monitoramento "Saúde Mental em Dados". 

e-mail: marcel@veredas.org

Vahíd Shaikhzadeh Vahdat

Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP e mestre em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp na área de concentração Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente. Vahíd trabalhou por dois anos na consultoria empresarial Monitor Group, ajudando empresas a tomar decisões a nível de sua estratégia. Em seguida trabalhou por três anos na Colômbia na Fundación para la Aplicación y Enseñanza de la Ciencia (FUNDAEC), coordenando uma linha de pesquisa-ação sobre o fortalecimento de economias locais, atuando especialmente no contexto de áreas rurais. Nos últimos anos discutiu os limites e possibilidades da abordagem territorial para o desenvolvimento e apoiou iniciativas de desenvolvimento comunitário. Vahíd também é um colaborador do Institute for Studies in Global Prosperity. 

e-mail: vahid@veredas.org

Fábio Luís Ferreira Nóbrega Franco

Filósofo, Fábio busca articular suas pesquisas na universidade com experiências na gestão pública e junto à sociedade civil organizada. É Doutor em Teoria das Ciências Humanas pelo Departamento de Filosofia pela USP. Foi consultor da UNESCO na Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidências da República, entre 2014-2015 e, logo após, foi Assessor da Coordenação de Direito à Memória e à Verdade da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania na Prefeitura Municipal de São Paulo. Além disso, representou a mesma Secretaria no Grupo de Trabalho Perus, entre 2015-2016. Implicado com as temáticas de memória e verdade, direitos humanos e segurança pública, Fábio desenvolveu políticas públicas para o enfrentamento do desaparecimento de pessoas.

e-mail: fabio@veredas.org

Danilo Castro

Jornalista e ator. Graduado em Artes Cênicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); graduado Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (UnB). É autor do livro "Do teatro que temos ao teatro que queremos", que aborda o Teatro de Grupo brasileiro. Tem experiência como ator no teatro, no cinema e na televisão. No jornalismo, atua como assessor de imprensa, webwriter, além de possuir experiência como apresentador no radiojornalismo, telejornalismo e repórter no jornalismo impresso. Foi colunista de artes cênicas do Jornal O Povo durante 2012 e 2013, Com atuação focada nas pautas dos Direitos Humanos, foi jornalista na Secretaria-Geral da Presidência da República (2013-2015), chefe de comunicação no Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (2016) e é editor de jornalismo no Conselho Nacional de Saúde (2017-2019).

e-mail: comunica@veredas.org