O QUE FAZEMOS
Acumulamos práticas e saberes nas áreas a seguir:
-
Direitos Humanos;
-
Educação;
-
Inovação e Fortalecimento da Gestão Pública;
-
Inclusão Produtiva;
-
Economia e Desenvolvimento Local;
-
Memória e Verdade;
-
Saúde;
-
Segurança Pública.
A partir disso, nosso papel é oferecer subsídios para que gestores, gestoras e sociedade civil organizada em iniciativas para o desenvolvimento social, possam tomar decisões informadas por evidências e dialogadas amplamente com as partes interessadas, fortalecendo e qualificando as políticas sociais.
AÇÕES
-
Apoio ao diagnóstico situacional junto às equipes de gestão, de pesquisa e da sociedade civil organizada para a identificação e priorização de demandas em políticas públicas;
-
Produção de sínteses de evidências para apoio à tomada de decisão em políticas públicas;
-
Capacitação continuada de equipes para conhecimento e uso de novas ferramentas de incorporação de evidências em políticas públicas, através de workshops e oficinas;
-
Tradução de conhecimento, através da adaptação do conhecimento científico nacional e internacional para linguagens acessíveis à gestão, à população em geral e à mídia.
Conheça nosso Kit de Ferramentas!

O QUE SÃO “POLÍTICAS INFORMADAS POR EVIDÊNCIAS”?
O conceito de Políticas Informadas por Evidências reúne uma série de estratégias e reflexões que têm o desafio de aproximar a tomada de decisão na gestão pública e a produção de conhecimento técnico e científico. Assim, ele engloba o esforço de qualificação de políticas públicas com base nas melhores evidências disponíveis e de produção de conhecimento (evidências).
ONDE ESTÁ O PROBLEMA?
Infelizmente, existe um grande abismo separando a produção de conhecimento e sua utilização pela gestão pública, instituições do terceiro setor e pela população em geral. A maior parte da produção acadêmica, técnica e científica não é aproveitada para qualificar reflexões na gestão pública ou mesmo em outros setores da sociedade. O conhecimento, em diferentes áreas, produzido pelas universidades, grupos de estudo, instituições públicas e privadas e pela sociedade civil não pode ficar subutilizado.
QUAL É O CAMINHO?
Diante disso, o Instituto Veredas procura desenvolver métodos para construir pontes entre esses diferentes universos. A construção dessas pontes depende de várias etapas, dentre elas a sensibilização, a identificação, a avaliação, a síntese, a validação social e a comunicação das melhores evidências disponíveis sobre os problemas analisados.
QUER APRENDER MAIS?
Para quem quiser saber mais, sugerimos o material disponível na plataforma de Rede de Políticas Informadas por Evidências, da Organização Mundial de Saúde, com destaque para este curso online introdutório à temática. Sugerimos também os materiais disponibilizados pelo National Collaborating Centre for Methods and Tool (centro vinculado ao Ministério da Saúde do Canadá), em especial o curso introdutório Evidence-Informed Public Health (disponível apenas em inglês).