O Instituto
Veredas

O Veredas nasceu em 2016 para construir pontes entre gestão pública, academia e sociedade civil, apresentando alternativas que geram mais acesso ao conhecimento técnico e científico na execução de políticas públicas.

Role para navegar no site

Atuamos na área da Tradução do Conhecimento e das Políticas Informadas por Evidências, apoiando intervenções sociais de diferentes áreas.

O uso de evidências permite aprimorar as ações de governos e instituições, tornando-as mais efetivas, eficientes, eficazes, transparentes e democráticas.

Com inovação, criatividade e metodologias consistentes, estamos aqui para promover direitos e melhorar as condições de vida das pessoas.

Missão

Construir pontes para que políticas e intervenções sociais sejam mais efetivas e colaborativas, garantindo os direitos da população brasileira.

Nossos valores

Conhecimento e
transparência

Coragem para
transformação

Diálogo e
diversidade

O que são
"políticas informadas
por evidências"?

O conceito de Políticas Informadas por Evidências reúne uma série de estratégias que têm o desafio de aproximar a tomada de decisão na gestão pública e a produção de conhecimento técnico e científico. Dessa forma, é possível qualificar políticas públicas com base nas melhores evidências disponíveis.​

Onde está o
problema?

Infelizmente, existe um grande abismo separando a produção de conhecimento e sua utilização pela gestão pública, instituições do terceiro setor e pela população em geral. A maior parte da produção acadêmica, técnica e científica não é aproveitada para qualificar a gestão pública e setores da sociedade. O conhecimento produzido pelas universidades, instituições públicas, privadas e pela sociedade civil não pode ficar subutilizado.​

Qual é o caminho?

O Veredas procura desenvolver métodos para construir pontes entre esses diferentes universos. Esse processo depende de etapas como a sensibilização, a identificação, a avaliação, a síntese, a validação social e a comunicação das melhores evidências disponíveis sobre os problemas analisados.

Ações

    • Apoio ao diagnóstico situacional junto às equipes de gestão, de pesquisa e da sociedade civil organizada para a identificação e priorização de demandas em políticas públicas;
    • Realização de levantamentos e estudos acadêmicos para apoio à tomada de decisão em políticas públicas;
    • Produção de sínteses, respostas rápidas e mapas de evidências;
    • Criação de capacidades junto a equipes para uso de ferramentas de integração de evidências em políticas públicas, por meio de workshops e oficinas;
    • Tradução de conhecimento, por meio da adaptação do conhecimento científico nacional e internacional para linguagens acessíveis à gestão, à população em geral e à imprensa.

equipe

Laura dos Santos Boeira

Laura dos Santos Boeira

Diretora Executiva do Veredas. É psicóloga (UFRGS) e mestre em Bioética (UnB), com experiência na gestão pública, no cargo de Analista Técnica de Políticas Sociais, e engajamento em coletivos da sociedade civil. Apaixonada pelo trabalho em redes e pela dimensão intersetorial das políticas públicas.

Davi Mamblona Marques Romão

Davi Mamblona Marques Romão

Diretor Executivo suplente. Mestre em políticas públicas pela Universidade de Oxford, psicólogo e mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP, e especialista em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências pelo Ministério da Saúde/Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Davi é servidor público federal no Ministério da Justiça e Segurança Pública. Foi Coordenador de Pesquisa da Secretaria Nacional de Segurança Pública e também coordenou o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho para Profissionais de Segurança Pública.

Marcel Henrique de Carvalho

Marcel Henrique de Carvalho

Diretor Administrativo-Financeiro. Psicólogo (USP), possui residência em Saúde Mental (UNIFESP), é também especialista em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências (Ministério da Saúde/Instituto Sírio-Libanês). Tem experiência na gestão pública federal, nos temas de saúde pública, direitos humanos e saúde mental.

Vahíd Shaikhzadeh Vahdat

Vahíd Shaikhzadeh Vahdat

Diretor de Projetos e Articulação Institucional. Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP e mestre em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp na área de concentração Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente. Vahíd trabalhou por dois anos na consultoria empresarial Monitor Group, ajudando empresas a tomar decisões a nível de sua estratégia. Em seguida trabalhou por três anos na Colômbia na Fundación para la Aplicación y Enseñanza de la Ciencia (Fundaex), coordenando uma linha de pesquisa-ação sobre o fortalecimento de economias locais, atuando especialmente no contexto de áreas rurais. Nos últimos anos discutiu os limites e possibilidades da abordagem territorial para o desenvolvimento e apoiou iniciativas de desenvolvimento comunitário. Vahíd também é um colaborador do Institute for Studies in Global Prosperity.

Danilo Castro

Danilo Castro

Assessor de Comunicação. Graduado em Artes Cênicas (IFCE); graduado Jornalismo (UFC) e mestre em Artes Cênicas (UnB). É também pós-graduando em Comunicação e Saúde Pública pela Fiocruz Brasília. É autor do livro “Do teatro que temos ao teatro que queremos”, que aborda o Teatro de Grupo brasileiro. No jornalismo, atua como assessor de imprensa, webwriter, além de possuir experiência como apresentador no radiojornalismo, telejornalismo e repórter no jornalismo impresso. Com atuação focada nas pautas dos Direitos Humanos atualmente é editor de jornalismo no Conselho Nacional de Saúde (2017-2019).

Carolina Scherer Beidacki

Carolina Scherer Beidacki

Pesquisadora do Veredas, Carol é psicóloga, especialista em Políticas Públicas para a igualdade na América Latina (Clacso) e em Saúde da Família e Comunidade (GHC). Defensora das políticas públicas, acredita no poder da articulação de redes e da linguagem acessível e inclusiva para comunicar conhecimento científico.

Gabriela Benatti

Gabriela Benatti

Pesquisadora do Veredas, Gabriela é formada em Relações Internacionais (Facamp), mestre e doutoranda em Desenvolvimento Econômico (Unicamp). Desde o mestrado faz pesquisas sobre políticas públicas e o potencial da articulação da complexa rede de atores públicos e privados na promoção do desenvolvimento socioeconômico.

Ingrid Gomes Abdala

Ingrid Gomes Abdala

Pesquisadora e Coordenadora de projetos do Veredas, Ingrid é psicóloga (Uece), mestre e doutoranda em psicologia (UnB). Desde 2015 atua com desenvolvimento, monitoramento e avaliação de políticas públicas, com foco na ciência da prevenção. Entusiasta em pensar soluções inovadoras para problemas complexos.

Renata Penalva

Renata Penalva

Pesquisadora do Veredas, Renata é psicóloga (USP), mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP), mestranda em Neurociências e Educação no Teachers College – Columbia University e com atuação na saúde pública. Defensora do SUS, adora pensar a intersetorialidade na prática e a construção do trabalho em rede.

Bruno Graebin de Farias

Bruno Graebin de Farias

Pesquisador do Veredas, Bruno é psicólogo (UFRGS), mestre e doutor em Psicologia (UFRGS), Foi docente na Escola Nacional de Socioeducação (UnB) e participou da gestão no Sistema Conselhos de Psicologia durante o doutorado, articulando pontes entre academia, gestão e sociedade civil. Pesquisa nas temáticas de criminologia e direitos humanos, política de drogas e política científica e industrial. Aposta no pensamento estratégico e na tomada de decisão baseada em evidências para o fortalecimento das políticas públicas. 

nossa rede

Acreditamos que o trabalho colaborativo é capaz de nos impulsionar para grandes mudanças. Essas são algumas das organizações que nos apoiam e nos inspiram: