“Segura, colaborativa, com rigor técnico e transparência”, diz Laura Boeira sobre nova metodologia da Enap para apoio à gestão pública no uso de evidências

por Instituto Veredas

25 de abr de 2025

2 min de leitura

Na manhã desta sexta (25/04), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) lançou uma nova caixa de ferramentas para o serviço Evidências Express(EvEx), que vem apoiando a gestão pública na tomada de decisão diante de problemas sociais. Laura Boeira, diretora do Instituto Veredas, participou do evento de lançamento.

A caixa de ferramentas foi desenvolvida a partir dos aprendizados do EvEx, que já apresentou mais de 100 estudos para gestoras(es) públicos no Brasil. Sua linguagem facilita a compreensão do contexto das políticas públicas, do público-chave e da aplicabilidade das evidências geradas. O objetivo é difundir as práticas do serviço de resposta rápida em evidências da Enap.

De acordo com Betânia Peixoto Lemos, presidenta da Enap, “decisões bem informadas são assertivas e têm resultados melhores. No entanto, a produção de conhecimento muitas vezes não acompanha o ritmo das decisões do setor público. Quando os resultados ficam prontos, a janela de decisão ja passou”, explica.

Tamille Dias, coordenadora-geral de avaliação e organização de evidências da Diretoria de Altos Estudos da Enap, que lida com a diversidade de políticas públicas, num universo heterogêneo de órgãos governamentais, explicou que o desafio é intermediar pesquisa e gestão pública.

“Quem faz a tradução da linguagem da ciência para a gestão e vice-versa?”, questiona. “Essa caixa de ferramentas é um roteiro de ação para pesquisadores e gestores. Não é uma receita de bolo que vai funcionar pra toda situação. Não é um check list. É um exercício reflexivo sobre essa interação”, completou.

Quatro passos prioritários orientam a busca de evidências

  1. Entender e Contextualizar (Escutar ativamente para entender o problema social)
  2. Desenhar e Enquadrar (Aplicar a metodologia adequada)
  3. Acompanhar e Compartilhar (Realizar a pesquisa e definir a estratégia)
  4. Comunicar e Disseminar (Aplicar a linguagem adequada ao público)

Segundo Laura Boeira, diretora do Veredas, na gestão pública, há muitos problemas simultâneos e conseguir entender a relação de causa e consequência é essencial. “O ferramental do EvEx se propõe a entender de forma colaborativa as perguntas norteadoras. A opinião das pessoas que estão vivendo os desafios é super importante para encontrarmos soluções. Esse é um processo metodológico seguro, com rigor e transparência. É uma contribuição inestimável”, afirmou.

Comunicação Veredas

Compartilhe: